Notícias

Juízes Emanuel Holanda e Fernando Falcão participam da 2ª edição da “Corridinha para o Futuro” em Arapiraca

Os juízes Emanuel Holanda e Fernando Falcão, associados da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), participaram da 2ª edição da “Corridinha para o Futuro”, realizada no último sábado (24/2), no Lago da Perucaba, em Arapiraca. A ação educativa foi uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) e do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), que teve o objetivo de chamar atenção para a necessidade de combater o trabalho infantil e estimular a educação e aprendizagem.

O juiz do Trabalho Emanuel Holanda, um dos gestores do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no TRT, destacou que essa iniciativa foi muito relevante. “Trata-se da primeira ação de despertar e de engajar no combate ao trabalho infantil realizada no interior do Estado. Escolhemos o maior município de Alagoas para iniciar a interiorização dessa proposta, por isso a iniciativa é marco no compromisso e envolvimento coletivo para ter infância protegida”, ponderou.

A corrida teve a participação de 200 crianças das comunidades Manoel Teles e do Sítio Pau Ferro, previamente inscritas com ajuda do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat), do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Município (CMDCA) e da Organização Não Governamental Manoel Teles Solidário.

Entre as atividades oferecidas, pintura de rosto, orientação preventiva e distribuição de kits odontológicos, atividades de psicomotricidade e sorteio de prêmios e lanches. Também foi oferecido cadastro no Cartão CRIA (auxílio de R$ 150 direcionado para gestantes e crianças com até 6 anos de idade, em condição de vulnerabilidade social) e no Projeto Contrate!, desenvolvido pelo MPT para inclusão dos adolescentes em programas de aprendizagem profissional.

Houve, ainda, a distribuição de cartilhas pedagógicas pelo TRT-19 e pela SMTT, serviços de aferições de pressão e glicemia, disponibilização de médico para consulta.

Com informações e fotos do TRT/AL