Notícias

Juíza Carolina Bertrand concede entrevista sobre Abril Verde à TV Gazeta

A juíza do Trabalho Carolina Bertrand, diretora de prerrogativas e mediação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), concedeu entrevista ao programa Bom Dia Alagoas, telejornal da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, na manhã desta segunda-feira (17/04). Bertrand também é gestora regional do Programa Trabalho Seguro do TRT-19.

Na ocasião, a magistrada falou sobre a campanha Abril Verde que foi criada para conscientizar a população sobre os riscos de acidentes e aumentar a prevenção entre os trabalhadores. Ela também alertou para o fato de que o Brasil registrou 612,9 mil casos de acidentes no trabalho em 2022, cerca de 7% a mais que em 2021. “Portanto, nosso grande desafio continua sendo a prevenção”, disse.

A juíza afirmou ainda que ambiente seguro é aquele em que há permanente vigilância, tanto pelos empregadores quanto pelos empregados. “Num acidente de trabalho sofre a vítima, a família da vítima, com implicações emocionais e financeiras; a empresa vai ter despesas, vai estar sujeita à responsabilização civil e até penal”, pontuou.

No ano de 2003, o dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Neste mês de abril, os prédios do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) e do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-19) ficarão iluminados na cor verde, em alusão ao movimento de prevenção a acidentes de trabalho.