Notícias

Amatra19, por seu vice-presidente Juiz Flávio Luiz da Costa, participa da ratificação de posse do desembargador Jasiel Ivo

O vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Flávio Luiz da Costa, participou, na tarde da última sexta-feira (15/3), da sessão solene de ratificação de posse do desembargador Jasiel Ivo. A solenidade ocorreu na sala de sessões no Fórum Pontes de Miranda, sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL). Juiz Flávio Luiz da Costa discursou no evento representando os colegas juízes(as) e desembargadores(as).

A cerimônia foi prestigiada por ministro, desembargadores, juízes, procuradores, advogados, secretários de Estado e município e demais operadores do Direito, além de políticos, empresários, servidores, funcionários terceirizados, professores, estudantes e familiares do empossado.

Jasiel Ivo foi empossado no dia 27 de dezembro de 2023 perante o presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira. Ele havia sido nomeado pela Presidência da República em 23 de dezembro, pelo critério de merecimento, e passou a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Pedro Inácio, ocorrida em abril daquele ano.

Em seu discurso, o juiz Flávio Luiz da Costa destacou que o Tribunal Regional terá um novo integrante com fala aberta, rico em diálogo, com construção democrática do entendimento e do consenso possível. “Nesse sentido, sabendo que a democracia do entendimento é fruto do diálogo e dos consensos possíveis, dá-se o ingresso do novel desembargador, que abandona sua posição de julgador solitário e começa a exercitar as qualidades do convencimento para os pares, sempre atento e respeitoso ao maior objetivo de sua carreira: fazer Justiça e proporcionar a aplicação do Direito do Trabalho.”

O desembargador Jasiel Ivo rememorou as principais fases de sua vida, desde as brincadeiras de infância até o ingresso na Corte Trabalhista. Em sua abordagem, ele reafirmou seu amor e consideração à família, à profissão e aos amigos e agradeceu a todos os que o apoiaram no processo de disputa ao cargo. Na oportunidade, também defendeu a importância da Justiça do Trabalho e criticou a atuação do capital em detrimento das causas sociais. “Chego ao Tribunal consciente do meu papel de cumprir a Constituição, as convenções internacionais sobre o Trabalho, a legislação, sempre na perspectiva de que o trabalho possui um papel social relevante e que o ambiente de Trabalho é o local onde se realiza a dignidade da pessoa humana”, afirmou.

A solenidade também foi marcada pela condecoração do desembargador Jasiel Ivo com a Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge, no Grau Grã-Cruz, que lhe foi entregue pela desembargadora Eliane Arôxa.

Com informações e fotos do TRT/AL