Notícias

AMATRA19 destaca a expressividade da Justiça do Trabalho de Alagoas em resolução de conflitos

A Justiça do Trabalho de Alagoas tem obtido números bastante expressivos na resolução de reclamação e conciliação trabalhista ao decorrer deste ano. De acordo com presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19º Região, Nilton Beltrão, a justiça trabalhista alagoana prolata a sentença no prazo de 131 dias, enquanto o percentual de conciliação atinge cerca de 53%, conforme dados coletados no período de janeiro à julho de 2019.

No cenário nacional, uma reclamação trabalhista é julgada, em média, em nove meses, segundo o relatório Justiça em Números 2019 elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ainda assim, trata-se um dos menores prazos registrados no Judiciário brasileiro, que possui média de 1 ano e 10 meses nas varas federais e 2 anos e 4 meses nas varas estaduais.

Ainda abaixo da média alagoana, em 2018, segundo o relatório, aproximadamente 39% dos processos em fase de conhecimento foram solucionados por meio da conciliação. Embora seja também da Justiça do Trabalho o título de solucionadora de litígios por intermédio de acordo entre as partes.

Nilton Beltrão atribui os percentuais significativos de Alagoas a todos os colaboradores que compõe a Justiça do Trabalho no estado. “Esses dados demonstram o empenho e abnegação de todo o corpo de servidores e juízes em prol da prestação da atividade jurisdicional a todos aqueles trabalhadores e empresários que demandam sua atuação.”, finaliza Beltrão.