Notícias

Presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho se reúne com TRT19 e Semed Maceió para alinhamento do Programa TJC nas escolas municipais

Para fomentar a educação cidadã, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, se reuniu, nesta quarta-feira (11/10), com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargador Marcelo Vieira, e as servidoras Amanda Vitorino e Patrícia Crisóstomo dos Santos, com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Jó Pereira, e a chefe de gabinete Lara Omena, para alinhamento da execução do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em 2023 e 2024.

Como primeira Amatra do Brasil que inclui o Tribunal Regional do Trabalho para ampliação de parceria do TJC, a assinatura do convênio entre a Amatra19, o TRT-19 e a Semed acontece na próxima quinta-feira (19/10), às 9h, no auditório do Pleninho.

Na reunião, o juiz Alonso Filho explicou para secretária Jó Pereira e a chefe de gabinete Lara Omena o funcionamento do Programa TJC, como instrumento para compartilhamento de noções básicas de direitos fundamentais, e também apresentou vídeo com as atividades do TJC nas escolas de Maceió antes do período pandêmico.

Ficou decidido entre a Amatra19, o TRT19 e a Semed de Maceió que, ainda neste ano, o projeto TJC lançará o Debate-X (cine debatendo o X da questão), para os estudantes das escolas públicas municipais, em que terá a exibição do filme “Escritores da Liberdade”, que trata de uma escola que se transforma, melhorando a vida dos alunos, afim de que assistam e, posteriormente, possam emitir suas opiniões através de perguntas que os estimulem a se expressar.

A primeira edição do Debate-X está marcada para o dia 30 de outubro, das 8h às 11h, no auditório da Escola Judicial da 19ª Região (EJUD-19). Já a segunda edição está marcada para o dia 16 de dezembro, com duas sessões em um cinema da capital, contando com a participação da família dos alunos.

Outra iniciativa, debatida no encontro, foi o Projeto Círculos de Construção de Paz nas Escolas (Justiça Restaurativa), que agora faz parte do TJC, e trabalhará na prevenção de conflitos e na identificação de oportunidades de aplicação dos círculos em suas atividades cotidianas. Essa ação iniciará já em dezembro de 2023.

Em 2024, foi definido que os professores e educadores das escolas municipais de Maceió passarão pela Formação de Facilitadores do programa Trabalho, Justiça e Cidadania. O objetivo é que esses profissionais também se tornem agentes multiplicadores do conteúdo do programa TJC. Será construído um calendário de atividades para o curso de formação.

O que é o TJC?

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e, em Alagoas, coordenado e executado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19).

Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas.