Amatra19 promove 1ª edição do Encontro Interno Temático Amatriano (EITA) para discutir soluções de problemas relacionados à magistratura trabalhista
Para discutir temas de interesse dos juízes e juízas, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19) promoveu, nesta sexta-feira (6/10) na sede da entidade, a primeira edição do Encontro Interno Temático Amatriano (EITA).
Liderado pelo presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho, a iniciativa visa construir soluções para possíveis problemas referentes à categoria. Nesta edição, o encontro recebeu o vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juiz Valter Pugliesi. O magistrado explanou sobre a situação atual e as possibilidades futuras de remuneração da magistratura trabalhista .
Considerando o sucesso do 1° EITA, o presidente da Amatra19, o juiz Alonso Filho, destacou a participação do vice-presidente da Anamatra, o juiz Valter Souza Pugliesi, que possui conhecimento, circulação livre no Congresso Nacional, atua junto às cúpulas do Judiciário e mantém contato com outras associações nacionais.
O magistrado ressaltou que Valter trouxe informações seguras que oferecem a possibilidade de aprovação da PEC-10/2023 (VTM), que trata da valorização do tempo de magistratura. “Vale ressaltar que tudo depende do cenário político; no entanto, as expectativas são as melhores possíveis.”
O encontro contou com a participação ativa dos associados, juíza Natália Azevedo e dos juízes Nilton Beltrão, Cláudio Márcio, Ednaldo da Silva, Emanuel Holanda e Francisco Noronha. Durante o encontro, discutiram questões importantes sobre remuneração, perspectivas e a possibilidade de melhoria da Magistratura Trabalhista no cenário político e econômico atual.
Alonso Filho destacou que no próximo encontro (o 2° EITA), em novembro, espera contar com a presença dos associados que não puderam comparecer, mas que justificaram sua ausência, como foi o caso do presidente do Tribunal, desembargador Marcelo Vieira, em razão da conclusão da correição nacional em Alagoas.
Próxima edição
A 2ª edição do Encontro Interno Temático Amatriano (EITA) acontecerá no dia 10 de novembro de 2023. O EITA receberá a diretora de prerrogativas e assuntos jurídicos da Anamatra, Dayna Lannes, que discutirá sobre assistência do juiz e da juíza. Para participar, o interessado deve comparecer à sede da Amatra19 e se permitir dialogar com pontos de vistas semelhantes ou divergentes, buscando soluções importantes.