Notícias

Amatra 19 debate mudanças na legislação trabalhista e previdenciária

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (AMATRA XIX), juiz Sérgio Queiroz, participou, na última quinta-feira (16), de debate a respeito das reformas na legislação trabalhista e previdenciária propostas pelo Legislativo e pelo Executivo. O evento, realizado no auditório do Sindicato dos Bancários, contou com palestra do ex-ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, e reuniu representantes de diversas entidades e classes de trabalhadores.

Sergio Queiroz iniciou falando da necessidade de se debater o tema e destacou a gravidade das reformas.  “A reforma previdenciária é uma violência contra o trabalhador e a proteção social que é obrigação do Estado. É uma violência com aqueles que são mais vulneráveis na sociedade”, disse.

Em seguida, o magistrado comentou um dos pontos polêmicos da reforma trabalhista. “A partir das novas regras, para que um trabalhador consiga se aposentar integralmente aos 65 anos de idade ele terá de acumular 49 anos de contribuição. Significa dizer que aos 16 anos ele tem que entrar no mercado de trabalho e não sair mais até os 65 anos de idade. Nesse caso, ele terá que trabalhar 49 anos ininterruptos, em um país onde os índices de desempregos batem recordes”, frisou.

Estiveram presentes, o vice-presidente da Amatra, juiz Nilton Beltrão, os deputados federais Paulão (PT) e Givaldo Carimbão (PHS), o procurador do Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT-AL), Rafael Gazzaneo, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Everaldo Patriota, o auditor-fiscal do Trabalho, Elton Machado, e representantes de sindicatos e outras entidades de classe.

Queiroz concluiu o discurso falando sobre o Ato em Defesa da Justiça do Trabalho, que ocorrerá em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), a partir das 10h, na sexta-feira (31/3).