Notícias

Posse da nova diretoria da Amatra 19 é marcada por defesa da coletividade e do recomeço

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região – Amatra 19 realizou, nesta quinta-feira (01/09), a solenidade de posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal. Os juízes trabalhistas Alonso Cavalcante de Albuquerque Filho, como presidente, e Flávio Luiz da Costa, como vice-presidente, estarão à frente da associação durante o Biênio 2022/2024.

A cerimônia, que teve o formato presencial e telepresencial, contou com a participação de integrantes da nova diretoria: juízes Antônio Campos, Alan Esteves, Carolina Bertrand e Francisco Noronha e o desembargador João Leite. A sessão contou com o juiz Marcos Aurélio Treviso, por videoconferência, representando a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).

Compondo a mesa, estiveram presentes além do presidente, juiz Alonso Filho, e o desembargador João Leite, a juíza Kassandra Carvalho e Lima e o juiz Nilton Beltrão, como coordenador dos trabalhos da cerimônia de posse.

Iniciando à solenidade, Nilton Beltrão destacou, em seu discurso, que é necessário reacender a chama da coletividade. “Que ela volte a ocupar o espaço prioritário no campo associativista, mitigando a individualidade do conforto do nosso lar”.

Referindo-se à pandemia, o juiz ressaltou que o trabalho remoto, muito embora traga consequências positivas no campo da produtividade, por outro lado, tem prejudicado as interações pessoais. “Então, é com grande satisfação, que a gente faz um evento presencial como esse, para reacender essa chama”, disse.

Beltrão também propôs uma breve reflexão aos associados. “Muitas das vezes vejo os colegas falarem: ‘E a Amatra, o que vai fazer?’. O colega se esquece de que a Amatra não é um ser abstrato. A Amatra, sobretudo, a da 19ª Região, é uma associação que conta com cerca de 50 associados”. Desta forma, segundo ele, maximiza a necessidade de que todos se esforcem e saiam da comodidade, de se isentar da sua parcela de contribuição pessoal, ao apontar que o presidente é o único responsável pelas ações.”

Na assinatura do termo de posse, o presidente Alonso Filho agradeceu a presença e apoio de todos presentes, inclusive virtualmente, na solenidade e destacou que, após a pandemia, é um momento importante de retomar a vida, com os cuidados necessários. “Gosto sempre daquela visão que diante da dificuldade, temos três posições: ficar parado, ou encolhido ou enfrentar a situação. Confiando naquele que comanda do Alto, fazermos a nossa parte e seguir adiante. Lembrando sempre da gratidão que temos das pessoas que aceitaram participar desta gestão e dos que direta ou indiretamente colaboram para o sucesso deste evento”, comemorou.

Com um discurso de elogios, o desembargador João Leite, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), destacou que a associação tem um papel importante na administração da gestão do Tribunal e parabenizou o novo presidente. “Dentre muitas virtudes do Alonso, a principal delas é sempre buscar o diálogo na resolução de problemas. Não tenho dúvidas que a Amatra 19 terá uma grande gestão à sua frente com o doutor Alonso”, celebrou.

A juíza Kassandra Carvalho e Lima, que fez parte da última gestão, recordou que a administração passada iniciou em um período difícil, de pandemia. “Fizemos o melhor possível. Acredito que Alonso dará continuidade. Gostaria de agradecer e desejar uma gestão harmoniosa e profícua”, estimou.

A ex-presidente, juíza Carolina Bertrand, agradeceu o empenho de toda diretoria e explanou que é um prazer e alegria de entregar o trabalho, feito com dedicação e esforço. “Muitas vezes abdicamos da vida pessoal e nos concentramos no trabalho da jurisdição. Queria registrar meu profundo agradecimento ao grande arquiteto do universo”. Em sua fala, Bertrand também agradeceu magistrados e o quadro de servidores.

Representando a Anamatra, o juiz Marco Aurélio Treviso destacou que não existe movimento associativo sem a união de todos os magistrados e magistradas. “A Amatra 19 não é a pessoa do seu presidente. Na verdade, é união de todos aqueles que integram a 19ª Região em prol de um bem comum”, disse.

Também prestigiaram a posse: os desembargadores Pedro Inácio, Anne Inojosa e Laerte Neves de Souza, o juiz do trabalho aposentado Armando Silva Pinto, o advogado Carlos Hidalgo, representando a Associação da Advocacia Trabalhista de Alagoas – AATAL, além de vários servidores e terceirizados que atuam no TRT/AL.

 

CONFIRA TODOS AS FOTOS DA SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA DIRETORIA NESTE LINK.