sem categoria

Juízes do Trabalho participam de evento da Fenassojaf

O vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), Nilton Beltrão, e o juiz do Trabalho Jasiel Ivo participaram do Encontro dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Região Nordeste que acorreu na quinta (14) e na sexta-feira (15) em Maceió. O evento, promovido pela entidade representativa da categoria, discutiu o futuro do oficialato frente à reforma trabalhista e o gerenciamento de crises.

Jasiel Ivo foi o primeiro palestrante do evento e abordou as causas e o impacto da reforma trabalhista e o futuro da Justiça do Trabalho.

Nilton Beltrão apresentou painel juntamente com o juiz federal Antônio Araújo mostrando a visão da JT e da JF acerca do papel dos oficiais de justiça frente às alterações da CLT, do CPC e aos avanços tecnológicos. Para Beltrão, o sistema capitalista e o aumento desenfreado do consumismo impactou na velocidade da comunicação que passou a influenciar as legislações infraconstitucionais como o CPC, fazendo com que novas tecnologias fossem incorporadas ao processo.

“É necessário dar nova roupagem ao modelo de atribuições do oficialato, de modo que eles deixem de ser “oficiais carteiros” e passem a ser agentes de inteligência, trazendo, aos autos, informações somente por ele observadas no âmbito externo que forneçam subsídios ao magistrado para uma atuação mais eficaz, célere e adequada, sobretudo no campo da execução judicial que é o maior gargalo do processo judicial trabalhista”, disse o magistrado.