Notícias

Juízes Carolina Bertrand e Alan Esteves participam de evento sobre saúde e segurança do trabalho

O juiz Alan Esteves, diretor financeiro da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), e a juíza Carolina Bertrand participaram, nos dias 24 e 25 de maio, da 1ª Exposição sobre Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente de Maceió (1º EXPOSSMA), no Centro de Convenções de Maceió. Os magistrados são gestores do Programa Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), que esteve presente com um estande com divulgação de material informativo e atendimento ao público. O desembargador Adrualdo Catão também esteve presente no evento.

Paralelamente à feira, também ocorreu o 1º Congresso SSMA, no qual foram abordados inúmeros temas, tais como e-Social, INSS e a Segurança do Trabalho, gerenciamento de riscos ocupacionais, doenças mentais relacionadas ao trabalho, gestão em saúde psicológica, riscos ergonômicos, ruído ocupacional, assédio sexual, moral e violências no trabalho, cultura organizacional e em SST, entre outros.
No primeiro dia do evento, o juiz do Trabalho Alan Esteves apresentou o tema Sustentabilidade e Normas Regulamentadoras (NR´s). Para o magistrado, é necessário conhecimento das NRs para um trabalho de prevenção contra acidentes e doenças ocupacionais.

“Apresentei os princípios das NRs, tais como a obrigatoriedade, informação, penalidade, interrupção da atividade, entre outros. Há dificuldade na compreensão das normas, porque algumas delas interagem entre si, a depender da atividade profissional, o que dificulta especificar medidas gerais e medidas específicas, por isso é preciso investir em capacitação”, observou.

Já no segundo dia, a juíza Carolina Bertrand abordou o assunto “Saúde Mental e Ações na Justiça do Trabalho”. Na ocasião, a magistrada falou sobre as doenças mentais ligadas ao trabalho como burnout, boreout e brownout, formas de prevenção e responsabilidade social das empresas. Ao afinal, ela avaliou a exposição como muito produtiva.

“A feira foi uma excelente oportunidade de fazer contatos, estreitar relações com os parceiros e divulgar o Programa Trabalho Seguro do TRT-19 para os participantes. Diversos líderes do setor, especialistas, empresas inovadoras e profissionais que se dedicam à temática voltada para a saúde e segurança do trabalho estiveram presentes, proporcionando uma ótima oportunidade de reciclagem de conhecimento”, afirmou.