Notícias

Juiz Flávio Costa participa de solenidade de abertura do evento “Democratizando o Acesso à Justiça” do CNJ

O juiz Flávio Luiz Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), participou, nesta quarta-feira (2/2), da solenidade de abertura da terceira edição do evento “Democratizando o Acesso à Justiça”, organizado pela Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O magistrado participou na qualidade de Vice-presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal do CNJ no YouTube.

Em seu discurso, Flávio Costa destacou que as Escolas de Magistratura do Trabalho, a partir da emenda constitucional de número 45, se tornaram um elemento de aprimoramento tanto para os magistrados quanto para os servidores. “Com esse aperfeiçoamento que as escolas acabam nos ofertando, nós passamos a ter uma maior qualidade na prestação jurisdicional”, constatou.

Diante dos casos difíceis que chegam à Justiça do Trabalho, o juiz do TRT/AL também destacou que o papel da Escola de Magistratura é “ensinar, ou pelos menos tentar, com que tenhamos uma outra dimensão do saber: do saber fazer e do saber ser”.

Para isso, Flávio Costa reiterou a importância da Escola construir seu papel pedagógico tendo diversas outras linhas, como eixos de discriminação, preconceito e outros direitos que são protegidos na Constituição, porém que são renunciados no dia-a-dia. “A escola passa por esse desafio de não ser apenas conteúdo, mas também de como deve ser transmitido e trabalhado com novas metodologias”, afirmou.