Notícias

Juiz Flávio Costa fala sobre retorno de atendimento do escritório de assistência jurídica da UFAL no Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta

O juiz Flávio Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, participou nesta segunda-feira (28) do programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, para anunciar o retorno do atendimento presencial no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj) da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), pertencente à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Durante dois anos, as atividades prestadas estavam sendo realizadas de forma online por causa da pandemia. Flávio Costa é coordenador do escritório.
 
Durante sua participação no programa jornalístico, o magistrado e professor da Ufal explicou que os serviços são gratuitos e para ter acesso a eles é preciso morar nos bairros circunvizinhos à Ufal e comprovar renda de até três salários mínimos. Ele também informou que são distribuídas 50 fichas por dia, das 8h às 11 horas, e o atendimento ao público é das 7h às 13h.
 
O atendimento no escritório é realizado pelos estudantes do último ano do curso de Direito com o campo de prática no Poder Judiciário de Alagoas. O trabalho é monitorado pelo corpo técnico e docente da FDA.
Flávio Costa também anunciou a implantação da Rede Lilás de Atendimento de mulheres em situação de violência no escritório modelo. A ação é fruto de um convênio com o Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), uma Organização Não-Governamental formada apenas por mulheres, com apoio de uma equipe de voluntárias multidisciplinares. A ong atua na assistência jurídica, psicológica e social para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social em Alagoas.