Notícias

Gestora do Programa Trabalho Seguro, juíza Carolina Bertrand apresenta seminário Abril Verde em Arapiraca

A juíza Carolina Bertrand, gestora do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), apresentou a palestra “As implicações do assédio no contexto empresarial” durante o Seminário Abril Verde, em Arapiraca. O evento ocorreu no auditório do Planetário, no Lago da Perucaba, e foi acompanhado por cerca de 100 pessoas, entre empresários e trabalhadores.

A magistrada destacou a necessidade de uma mudança comportamental da sociedade. “Cada dia mais as relações de trabalho estão sendo prejudicadas pela dificuldade de diálogo entre os seus atores. Não podemos generalizar, mas, em vários casos, o empregador exige lucratividade com cobranças e metas muito difíceis de serem atendidas. Enquanto isso, os empregados estão se vendo psicologicamente abalados, com exigências que são feitas através de gritos e punições abusivas”, frisou.

O seminário também contou com as exposições do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Rodrigo Alencar, com a palestra “Subnotificação de acidentes de trabalho”, que destacou a necessidade dos sinistros chegarem ao conhecimento do poder público a fim de que se possa desenvolver uma política de prevenção mais eficaz.

Durante o evento, foram disponibilizados ao público serviços de aferição de pressão e de glicemia, massoterapia, higienização e degustação de lanches. Também foram expostos e dispostos à venda equipamentos de proteção individual, de treinamento e de primeiros socorros.

Programação

A programação de atividades do Abril Verde terá continuidade no próximo dia 19, com uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas. O evento realizado pelo Programa Trabalho Seguro do TRT-19 terá início às 15h e contará com representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Já no dia 26, o Abril Verde promove um seminário no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro do Farol, em Maceió, com formato similar ao de Arapiraca. O momento de exposições ocorrerá das 8h às 12h.

Na ocasião, o juiz do Trabalho Alan Esteves, o procurador do MPT Rodrigo Alencar e o gerente executivo do INSS em Alagoas, Marcelo Lima, serão os palestrantes. Também haverá apresentação de peça teatral do Sesi.

Com informações e fotos do TRT/AL