Notícias

Gestora do Programa Trabalho Seguro e Superintendente da SRTE se reúnem com Sindicato de Postos de Combustíveis

A juíza Carolina Bertrand, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (AMATRA 19), se reuniu, na tarde desta quinta-feira (21/01), com superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), Victor Cavalcante, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis-AL), Adriano Bandeira, e o técnico de segurança do Sindicato dos Postos de Alagoas, José Roberto,  para discutir sobre ações que visem à saúde e segurança dos trabalhadores de postos de combustíveis em Alagoas. As tratativas fazem parte do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL).

O principal assunto debatido na reunião foi a atuação mais acertada para o uso e manuseio do combustível. Rico em benzeno, o líquido é altamente cancerígeno e, de acordo com estudiosos, pode causar leucemia mieloide. Além disso, a inalação de altas concentrações causa náusea, sonolência, batimento cardíacos aceleradores, dores de cabeça, confusão mental e tremores. A Norma Regulamentadora Nº 20 (NR20) estabelece os requisitos necessários para a segurança e saúde do trabalhador que executa serviços como a extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

As autoridades presentes agendaram uma nova reunião para o dia 10 de fevereiro de 2021, a partir das 16 horas, com entidades a serem convidadas, para encaminharem, em conjunto, ações como a publicação de material educativo, voltado para os esclarecimentos necessários sobre o manuseio e consumo correto de líquidos combustíveis.