Notícias

Fundação Orlando Gomes comemora 40 anos com seminário internacional e lançamento de revista cientifica da AMATRA 19

Por ocasião da celebração dos 40 anos da Fundação Orlando Gomes, será realizado no dia 06 de julho de 2022 o Seminário Virtual “Orlando Gomes e sua importância na defesa da socialização do direito”. O evento acontecerá a partir das 10 horas no canal da Fundação Orlando Gomes no Youtube e conta com o apoio da AMATRA 19, da ABAT, CAASA, Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes e da Faculdade Baiana de Direito. A AMATRA 19 também lançará a primeira edição da revista PRO LABORE, que reúne trabalhos sobre os novos desafios no mundo do trabalho, mediante as mudanças sociais e alterações tecnológicas contínuas na sociedade.

Orlando Gomes foi um dos maiores juristas brasileiros, conhecido por sua notória contribuição histórica para a codificação civil brasileira, escreveu não apenas sobre a parte geral do Direito Civil, como também sobre a parte especial, além de obras específicas sobre tais temáticas. Além da sua extrema relevância para o aprimoramento da proteção do trabalhador durante a formação do Direito do Trabalho no Brasil.

Os temas selecionados das exposições serão dedicados aos mencionados setores jurídicos. Para tanto, contaremos com a participação da desembargadora do TRT4 e professora da UFRGS, Luciane Cardoso Barzotto, que fará a exposição, com o tema “Contrato de trabalho e contratos afins”. O professor e Juiz do Trabalho Marcos Scalercio abordará o tema “Direito do Trabalho e Pandemia”. E além das fronteiras brasileiras, o civilista e comparatista alemão Jan Peter Schmidt discorrerá sobre a importância e modernidade do caráter avançado do Anteprojeto de Código Civil de Orlando Gomes, ponto culminante na sua carreira jurídica. Por fim, a jovem professora chinesa de Direito Comparado Jianbo Xu falará sobre “Os desafios do direito do trabalho chinês e a tendência de redefinições das relações de trabalho”.

O evento conta, ainda, com a participação do Ministro do TST, Alexandre Belmonte, do presidente da ABAT, André Sturaro e do presidente da Fundação Orlando Gomes, Márcio Gomes. A doutoranda Geórgia Moreira fará a mediação do seminário.