Notícias

Colaboradores do Sesc, Senac e Fecomércio participam de palestra do programa TJC

Os colaboradores do Serviço Social do Comércio (Sesc/AL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL) e Fecomercio participaram, nesta quinta-feira (25/02), de uma palestra ministrada pelo juiz Francisco Tavares Noronha Neto, auxiliar da 9ª Vara do Trabalho de Maceió . A ação faz parte do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Associação dos Magistrados do Trabalho da 19ª Região (AMATRA 19) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).

Com tema “O Direito do Trabalho frente às novas tecnologias de comunicação e transmissão de dados”, a palestra esclareceu sobre os direitos e deveres de empregadores e trabalhadores frente às novas tecnologias de trabalho, na qual o home office e o teletrabalho têm sido mais frequentes, e implicado modificação no que o mercado estava habituado anteriormente.

Na palestra, o magistrado Francisco Tavares Noronha Neto aprofundou sobre alguns pontos, como uberização do trabalho, home office, repercussão da postura dos trabalhadores em redes sociais e importância do diálogo sobre as regras que precisam ser observadas pelos empregados e empregadores.

A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (AMATRA 19), Carolina Bertrand, também esteve presente no encontro, que aconteceu de forma telepresencial devido às restrições provocadas pela pandemia do coronavírus.

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

O TJC em Alagoas tem como finalidade conscientizar cidadãos sobre seus direitos e deveres, por meio de atividades educativas. No programa, magistrados, membros da fiscalização do trabalho, professores de Direito e estudantes universitários semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, ética e cidadania em busca de uma maior conscientização sobre direitos e obrigações dos empregados e empregadores numa relação de trabalho. O encontro inaugural do TJC, em 2021, aconteceu no mês passado com alunos do Sesc/AL e Senac/AL e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargador Marcelo Vieira.