Notícias

Apresentações com temas sobre justiça, ética, direitos humanos marcam culminância dos alunos no TJC 2021

A solenidade de encerramento do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) para estudantes da turma de aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na manhã da última quarta-feira (16), foi marcada por apresentações com temas sobre ética, justiça e direitos humanos.

O evento online contou a com a presença do desembargador Marcelo Vieira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL); dos juízes Carolina Bertrand e Alan da Silva Esteves, presidente e diretor tesoureiro da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), respectivamente; o presidente do Conselho Regional do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, José Gilton Pereira Lima e da diretora regional do Senac Alagoas, Telma Maria Ribeiro Guimarães.

Os estudantes embasaram suas apresentações culturais com temas discutidos ao longo dos seis meses da implantação do programa. Com entusiasmo, a primeira equipe apresentou um noticiário abordando vários valores como ética, justiça, as responsabilidades impostas pelo mundo do trabalho, além de cidadania e a relação do cidadão com o Estado, sendo enfatizada a importância da Constituição e o papel do Poder Judiciário.

A segunda equipe narrou uma história em literatura de cordel, envolvendo temas que ressaltam a importância de se respeitarem os direitos humanos, fazendo uma narrativa ladeada por uma canção ao vivo, onde procuraram destacar os abusos de direito que ainda existem e que merecem ser combatidos, em nome da pacificação social.

A história da Justiça do Trabalho, que completa seus 80 anos no Brasil, foi igualmente narrada pelos alunos, sendo resgatados os fatos mais relevantes desde os seus primórdios.

O desembargador Marcelo Vieira ressaltou que a Justiça do Trabalho vem se empenhando, para que além da distribuição de justiça nas relações do trabalho, também se possa colaborar na construção de uma sociedade mais justa e solidária em todos os seus meandros. O presidente do TRT da 19ª Região também recomendou aos alunos que tenham sempre perseverança para alcançarem seus objetivos. “Parabéns a todos os que se dedicaram a transmitir os conhecimentos compartilhados e a todos que se propõem a aprender e a crescer cada vez mais”, destacou.

Para a presidente da Amatra 19, juíza Carolina Bertrand, nem mesmo as dificuldades apresentadas pela pandemia da covid-19, impediram os alunos de se comprometerem com os estudos e de reproduzirem com muita inteligência e criatividade os conteúdos compartilhados ao longo do programa, sobre a função do trabalho, como propulsor de cidadania e de dignidade. “Um momento como esse renova todas as nossas energias, afinal nos tornamos testemunhas do quanto esses jovens e seus instrutores são resilientes”, observou.

O juiz Alan da Silva Esteves ressaltou a importância da culminância para os jovens que participaram do programa TJC. “Fiquei feliz em saber que os jovens da nossa sociedade estão refletindo sobre Justiça e Cidadania. É uma excelente forma de confirmar a esperança em uma sociedade melhor.”