Notícias

Amatra19 participa de inauguração de reforma e ampliação de Complexo Socioeducativo de Alagoas

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, participou, nesta terça-feira (2/05), da inauguração da reforma e ampliação do Complexo Socioeducativo de Alagoas, localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. Filho também esteve presente na aula inaugural do curso de Tecnologia da Informação destinado aos jovens e adolescentes em medidas socioeducativas.

O juiz Alonso Filho também esteve na solenidade representando o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), a pedido do desembargador Marcelo Vieira.

O Complexo Socioeducativo de Alagoas foi reestruturado para fortalecer o atendimento a adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei, intencionando seu pleno desenvolvimento e reinserção social. O complexo disponibiliza 441 vagas, das quais somente 147 estão ocupadas.

O presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho, destacou que, ao inaugurar um complexo reformado e ampliado e oferecer cursos profissionalizantes aos adolescentes e jovens adultos em medidas socioeducativas, a Justiça do Trabalho cumpre seu papel como integrante ativo da rede de apoio para transformação do jovem, por meio da inserção no mercado de trabalho.

Reforma e ampliação

As obras do Complexo Socioeducativo de Alagoas tiveram investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões. A Unidade Básica de Saúde (UBS) foi toda reformada. Ela atende exclusivamente o público socioeducativo e funcionários com profissionais de odontologia, nutrição, psicologia, clínica médica e psiquiátrica, e assistência social, além de atendimento de enfermagem e de imunização e vacinação.

A reforma também contemplou um novo bloco pedagógico, que terá 5 salas de aula, com capacidade total média de 75 alunos simultâneos. No bloco, ainda será oferecida uma brinquedoteca para promover o atendimento humanizado com familiares dos internos, visto que muitos já possuem filhos.

O bloco da equipe técnica também está incluído nesta ampliação e possui com 1 sala para atendimento psicológico, 1 para o serviço social, 1 para o administrativo e 1 para a gerência de desenvolvimento integral.

As obras ainda incluíram o bloco do Grupo de Gerenciamento e Contenção (GCON), para dar apoio aos servidores que atuam nesta área, cerca de 50 agentes.

Inserção no mercado de trabalho

Como parte do processo ressocializador, o Complexo Socioeducativo de Alagoas também oferecerá cursos profissionalizantes para os adolescentes e jovens em conflito com a lei. A conquista foi alcançada via acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) e a empresa Albuquerque e Bruschi Segurança Patrimonial.

Os cursos serão ofertados pelo Senac Alagoas, entidade de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho, e os socioeducandos terão a oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes com carteira assinada e direitos trabalhistas preservados.

A solenidade contou com a participação do governador Paulo Dantas; promotora Marília Cerqueira, que representou o Ministério Público Estadual, da procuradora do Trabalho, Virgínia Ferreira, do auditor-fiscal do trabalho, Leandro Carvalho, dos secretários(as) Kelmann Vieira (Prevenção à Violência), Diogo Teixeira (Inclusão Social), Kátia Born (Assistência e Desenvolvimento Social) e Aline Rodrigues (Pessoa com Deficiência), além de representante do Senac Natália Santos, deputados(as) estaduais, dentre outras autoridades.

Com informações: SECOM/Governo de Alagoas