Notícias

AMATRA1 lança e-book ‘Mulheres, por elas mesmas’, em live na sexta (27)

Elaborada pela Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1), a coluna “Mulheres, por elas mesmas”, publicada em março deste ano no site da associação, foi transformada em um e-book. A obra reúne seis artigos escritos por magistradas do TRT-1, sobre diferentes prismas da luta feminista. O lançamento será na live “Escrita criativa e as mulheres por elas mesmas”, nesta sexta-feira (27), com a participação das autoras Giselle Bondim, Márcia Leal, Ana Larissa Caraciki, Áurea Sampaio e Daniela Muller, e da professora Carolina Rocha Silva. A transmissão será pelo canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook, a partir das 17h.

Os textos foram publicados no site e nas redes sociais da AMATRA1 em março, como uma ação pelo mês do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. A partir de uma obra literária ou cinematográfica, as magistradas convidadas trataram de diferentes formas de opressão impostas às mulheres na sociedade.

A juíza Bárbara Ferrito, diretora de Cidadania e Direitos Humanos adjunta para Raça, Gênero e Diversidade, explicou que a proposta do projeto era exercitar a empatia e a sensibilidade. “Nosso objetivo foi estimular a reflexão sobre questões contextuais ao Direito através da escrita criativa de algumas juízas, que falariam sobre a condição da mulher a partir de um olhar feminino. Foi um exercício para quem escreveu e também para quem leu, que muitas vezes se deparou com uma escrita mais íntima e visceral, o que não é comum no nosso meio”, afirmou.

Para a desembargadora Carina Bicalho, os artigos são “pílulas de antídotos para os venenos machistas que correm nas veias de nossa sociedade” e, para facilitar e aumentar o alcance dos textos, foram agrupados no e-book. “Queremos que sejam ouvidas, lidas e relidas. Agradecemos as autoras que, generosamente, compartilharam de si, esperando que os leitores gostem da experiência de ouvir a voz de mulheres despertas, ler os livros e assistir aos filmes por elas indicados.”

Texto: Amatra1