Notícias

Amatra 19 e Semed renovam convênio para realização do TJC

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), juiz Nilton Beltrão, e a coordenadora de ações sociais da entidade, juíza Adriana Oliveira, reuniram-se com a secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Deyse Dorea, para o aditamento do convênio entre as instituições. A renovação da parceria dará continuidade ao desenvolvimento do programa Trabalho, Justiça e Cidadania em escolhas públicas da Capital alagoana.

O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira na sede da Secretaria Municipal de Educação. Os magistrados avaliaram a experiência das edições anteriores do programa, realizadas em 2017 e 2018, envolvendo sete unidades de ensino.

Na próxima quinta-feira (06), será definido o cronograma de atividades do programa em 2019.

O PROGRAMA – O TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em Maceió, o programa é desenvolvido pela Amatra 19 e pela Semed. O objetivo é semear noções básicas de direitos e deveres dos cidadãos, de ética, de cidadania, dos meios de acesso à justiça, além de promover a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.