Notícias

A convite do presidente do TST, ministro Lelio Bentes, presidente da Amatra19 participa da solenidade de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, prestigiou, na última quinta-feira (8/8), da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) de 2024, promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília, no Distrito Federal. A comenda é concedida desde a década de 1970 a instituições e personalidades que se destacam em suas profissões ou pelos serviços prestados à sociedade e à Justiça do Trabalho.

Pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), também acompanharam a cerimônia o presidente, Marcelo Vieira e o desembargador Jasiel Ivo. Também estiveram presentes a secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Adriana Cruz, a presidente da Anamatra, Luciana Conforti e o vice-presidente, Valter Souza Pugliesi, bem como presidentes de outras Amatras, como Leonardo Jorge, da 5ª Região.

O presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho, ressaltou a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade durante um evento de cerimônia de entrega da Ordem do Mérito. Ele destacou que a presença dos três Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, reforçou o prestígio do Judiciário, especialmente do ministro Lélio Bentes e sua equipe. “Foi uma cerimônia tranquila e harmoniosa, que homenageou e concedeu comendas a pessoas que contribuem significativamente para a atuação do Judiciário, com ênfase especial na Justiça do Trabalho.”

Na solenidade, foram homenageadas 55 personalidades. Entre elas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, que recebeu a comenda no grau Grão-Colar; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro do STF André Mendonça e a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, que foram homenageados com a medalha no grau Grã-Cruz.

Também foram agraciadas duas instituições: a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, pelo trabalho desempenhado durante as enchentes que assolaram o Estado; e a Fundação Bachiana Filarmônica, fundada pelo maestro João Carlos Martins e que leva a música clássica a jovens e adultos de todas as classes sociais em várias cidades brasileira.

Sobre a Ordem do Mérito

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é concedida anualmente em seis graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As indicações são feitas pelos ministros e pelas ministras do TST e pelo Conselho da OMJT, que analisa os nomes indicados e define a lista anual de agraciados.

O conselho é composto pelo presidente e pelo vice-presidente do TST, pela corregedora-geral da Justiça do Trabalho, pelo ministro decano e por mais dois ministros indicados pelo Órgão Especial.