Notícias

Juíza Carolina Bertrand fala sobre assédio moral no trabalho na rádio 98,3FM

A juíza do Trabalho Carolina Bertrand falou sobre o assédio moral no trabalho e suas consequências em entrevista para o quadro O Trabalhador e Seus Direitos na rádio 98,3 FM nesta quinta-feira (11/7). A magistrada é gestora regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Bertrand iniciou a conversa com o radialista Rogério Costa falando sobre fatores que vão minando as relações de trabalho, como atitudes discriminatórias, desrespeitosas e cobranças excessivas que geram transtornos como ansiedade e depressão. “O assédio moral acontece de várias formas e as pessoas, por falta de informação, não tomam conhecimento de que aquilo se trata de assédio”, frisou.

A magistrada salienta que este tipo de violência no trabalho tomou contornos mundiais e que é necessário que as empresas tomem providências no sentido de evitar tais comportamentos. Segundo o TST, em 2018 mais de 56 mil ações envolvendo assédio moral foram ajuizadas na Justiça do Trabalho. Para Bertrand, promover o engajamento é um dos caminhos para se combater o problema. “O empregado precisa ser reconhecido, se sentir engajado no serviço. Assim pode ser instituído um clima de respeito”, afirmou.

Na entrevista, a juíza citou a Convenção aprovada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) na sessão de encerramento da conferência anual realizada no último mês de junho. “A OIT nos brindou com a Convenção 190, que trata especificamente sobre a violência e o assédio moral no ambiente de trabalho”, salientou.

O novo instrumento jurídico internacional reconheceu que a violência e o assédio no mundo do trabalho levam à violação ou abuso dos direitos humanos e são ameaça à igualdade de oportunidades e incompatíveis com o trabalho decente.

O PROGRAMA – O quadro “O Trabalhador e Seus Direitos” é uma parceria entre a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) e a emissora e vai ao ar toda segunda quinta-feira de cada mês, debatendo temas ligados ao mundo do trabalho.

Ouça a entrevista na íntegra: