Notícias

Facilitadores do TJC 2019 participam de formação

Educadores, juízes e universitários de Direito participaram da Formação de Facilitadores do programa Trabalho, Justiça e Cidadania 2019 na quinta-feira (25). O evento contou com palestras e debates acerca dos direitos humanos e sociais. A formação, promovida pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) ocorreu no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL).

O encontro foi iniciado com a apresentação do vídeo institucional do TJC de 2018. Em seguida, após as boas-vindas feita pelo presidente da Amatra 19, juiz Nilton Beltrão, e pela coordenadora de ações sociais da entidade, juíza Adriana Oliveira, teve início a rodada de palestras.

A juíza do Trabalho Carolina Bertrand, gestora regional do programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), falou sobre Direito do Trabalho e valores humanos. Na palestra, a magistrada citou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) – dentre as quais destacou a redução das desigualdades, a promoção da educação inclusiva, equitativa e de qualidade, bem como do emprego pleno e produtivo e do trabalho decente.

Em seguida, o juiz do Trabalho Alonso Filho, gestor regional do programa de Combate ao Trabalho Infantil do TST, falou sobre os prejuízos causados pelo trabalho precoce no desenvolvimento de crianças e jovens. Além disso, o magistrado falou sobre como a aprendizagem tem promovido a inclusão social e profissional de jovens no Brasil.

Na sequência, foi a vez do desembargador do Trabalho e professor de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), João Leite Alencar, falar sobre a evolução histórica do Direito do Trabalho e as relações de trabalho e emprego. O curso contou, ainda, com a participação de estudantes de Direito da Ufal que apresentou os direitos e deveres dos trabalhadores.

CRONOGRAMA – Nos meses de agosto e setembro, os juízes, juntamente com alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), visitarão as escolas para participar de rodas de conversa com os estudantes. Já em outubro, será a vez dos estudantes visitarem as dependências do TRT/AL e o Memorial Pontes de Miranda, que abriga acervo histórico acerca do início da Justiça do Trabalho em Alagoas.

A culminância do projeto está prevista para ocorrer em novembro. No evento de encerramento, os estudantes realizarão intervenções artísticas abordando os temas trabalhados em sala de aula ao longo do ano.

O TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em Maceió, o programa é desenvolvido pela Amatra 19 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). O objetivo é semear, entre estudantes de escolas públicas, noções básicas de direitos e deveres dos cidadãos, de ética, de cidadania, dos meios de acesso à justiça, além de promover a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

Neste ano, as escolas Luiz Pedro, de Chã da Jaqueira; Pompeu Sarmento, do Barro Duro; e Hélvia Valeria, do Village Campestre; serão contempladas com o projeto, que atenderá o público de 13 a 15 anos. A novidade da edição é a inclusão das turmas do Ensino de Jovens e Adultos, das escolas Pio X (Prado) e Lamenha Lins (Jacintinho).