Notícias

Vídeo mostra como a Justiça do Trabalho colabora com o desenvolvimento e crescimento do Brasil

Há 70 anos o cidadão brasileiro conta com a Justiça do Trabalho para fazer valer seus direitos. Considerada a mais célere do Poder Judiciário, a Justiça do Trabalho ficou cada vez mais técnica, com constantes debates que indicam a necessidade de modernização da legislação trabalhista.

A importância da Justiça do Trabalho para o desenvolvimento e crescimento do Brasil foi registrada em um vídeo, produzido pela Coordenadoria de Rádio e TV do Tribunal Superior do Trabalho, em comemoração aos 70 anos da Corte. Assista aqui.

A edição mostra o estímulo à conciliação como forma de acelerar a solução de conflitos e destaca que, só em 2015, mais de dez greves nacionais não aconteceram em decorrência de audiências de mediação do TST.

A Justiça do Trabalho também atua multando e penalizando empresários que ainda utilizam da mão de obra de trabalhadores em condições análogas a escravidão. E além de julgar, o Programa Trabalho Seguro da JT conscientiza empresas e trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho, que afeta 700 mil pessoas por ano no Brasil. Já o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem trabalha na conscientização de empresas e sociedade sobre o tema.

Fonte: Ascom TST