Notícias

TRT/AL inicia Semana de Formação Continuada para Magistrados

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) iniciou, nesta segunda-feira (16.01), a 1ª Semana de Formação Continuada e Inicial Continuada para Magistrados. O evento, que irá acontecer até sexta-feira (20.11), foi aberto pela diretora da Escola Judicial, desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa, que enfatizou a importância do debate acerca do equilíbrio emocional. “Se não nos sentimos bem no trabalho, não conseguiremos desenvolver as nossas funções com sucesso”, frisou.

O objetivo do evento é tratar de assuntos relacionados à saúde mental dos magistrados e atualizá-los acerca de necessidades trabalhistas. A primeira palestra foi ministrada pela psicóloga do TRT da 4ª Região (RS), Caroline Bertolino, que abordou o tema “Cultivando o bem-estar no exercício da magistratura”. Segundo ela, o propósito do encontro é fazer com que os magistrados reflitam sobre a sua própria função e avaliem se estão conseguindo alcançar a felicidade por meio dela.

No início das atividades, os magistrados participaram de uma reflexão coletiva sobre “O que é ser juiz?”. Durante o debate, chegou-se à conclusão que um dos maiores sofrimentos dos magistrados é o isolamento. De acordo com a palestrante, o pedido de ajuda é fundamental para solucionar esse conflito e garantir a saúde mental. “Uma pesquisa divulgada em 2013 diz que 50% dos magistrados sofrem de depressão. Precisamos cultivar o bem-estar. O trabalho é o espaço onde podemos reconhecer e oferecer qualidades”, relatou Bertolino.

Ainda segundo a profissional, existem dois tipos de felicidade que os indivíduos buscam: a hedônica e a genuína/eudaimonia. Ela salientou que os estudiosos afirmam que a hedônica está relacionada ao prazer e à conquista de aspectos externos, como bens materiais. Geralmente, pessoas focadas no materialismo acabam encontrando a frustração e não atingindo o ideal de felicidade esperado.

Caroline Bertolino também ressaltou que a felicidade genuína está relacionada ao que oferecemos aos outros. Segundo ela, é um tipo de sentimento peculiar às pessoas que vivem com um propósito de vida além do material e não dependem de estímulos externos para que consigam obter a felicidade. “O equilíbrio emocional é conquistado quando deixamos de agir pelos nossos próprios interesses”, acrescentou.

Confira a sequência da programação:

13h às 17h – Segurança e meio ambiente de trabalho na construção civil. Palestrante: Alexandre Sabino de Oliveira, auditor fiscal do trabalho em Alagoas

17.01

08h às 12h – Ser juiz é ser feliz. Palestrante: Marcelo Segal, juiz do trabalho titular da 26ª Vara do Rio de Janeiro/ TRT da 1ª Região

13h às 17h – Modelos e técnicas de negociação trabalhista. Palestrante: Rogério Neiva Pinheiro, juiz do trabalho substituto do TRT da 10ª Região/DF e TO

18.01

08 às 12h – Segurança e meio ambiente de trabalho na área canavieira. Palestrante: Leandro de Andrade Carvalho, auditor fiscal do trabalho em Alagoas.

13h às 17h – As condenações por dumping social como instrumento de eficácia da legislação trabalhista e reestruturação da Justiça do Trabalho. Palestrante: Jorge Luiz Souto Maior, juiz titular da 3ª Vara do TRT da 15ª Região (Campinas/SP)

19.01

08h às 12h – Análise do nível de saúde e bem-estar no judiciário trabalhista. Palestrante: Francisco Milton Araújo Júnior, juiz titular da 5ª Vara de Macapá – TRT da 8ª Região/ PA e AP

13h às 17h – Boas práticas dos juízes do TRT da 19ª Região. Palestrantes: juízes do TRT da 19ª Região

20.01

08 às 12h – Boas práticas dos juízes do TRT da 19ª Região. Palestrantes: juízes do TRT da 19ª Região.

Fonte: Ascom TRT/AL