Notícias

Presidente e vice-presidente da Amatra19 participam do Café com Cejusc; iniciativa incentiva participação na 8ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

O presidente e o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra), juízes Alonso Filho e Flávio Luiz da Costa, respectivamente, participaram nesta quarta-feira (16/04) da 2ª edição do Café com Cejusc. O evento foi promovido pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL).

A iniciativa fez parte das ações preparatórias para a 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontecerá de 20 a 24 de maio, e reuniu diversos advogados que militam na Justiça do Trabalho, magistrados e demais operadores do Direito.

O presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, chamou atenção para a importância da conciliação e passou a palavra ao desembargador Antônio Catão, decano do Regional Trabalhista, que fez a abertura do evento. Segundo ele, a mediação é o método de solução de conflitos no qual todos se desnudam da rigidez do contrato para aproveitar o que há de melhor no processo. “Esse encontro tem um caráter especial porque tem a finalidade de promover uma maior conscientização sobre a importância da conciliação”.

O juiz Flávio Luiz da Costa, coordenador do Cejusc, salientou que a conciliação está arraigada no DNA da Justiça do Trabalho. Na oportunidade, ele informou que a Semana de Conciliação Trabalhista envolverá o Cejusc e todas as Varas do Trabalho da capital e do interior. “A expectativa é que tenhamos uma média de quatro mil processos na pauta da semana e de 16 mil pessoas atendidas. Nossa previsão é que alcancemos um percentual de aproveitamento de 60%”, observou.

O magistrado enfatizou que o advogado possui um papel bastante importante nesta campanha. “O advogado é o nosso grande parceiro, é o primeiro mediador e tudo passa por ele. Nós temos aqui um grande grupo de advogados colaborativos com a nossa Justiça. Por isso que a gente os convida para que eles possam selecionar os processos e conscientizar todos os seus clientes sobre a relevância desta Semana de Conciliação”, pontuou.

A juíza Alda de Barros Araújo, titular da 9ª VT de Maceió e coordenadora suplente do Cejusc, falou sobre a importância da inclusão. Na ocasião, ela afirmou que a primeira barreira a ser quebrada é a atitudinal. “Ainda não estamos, enquanto sociedade, acostumados a tratar com normalidade as pessoas com deficiência”, considerou.

Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho; os juízes do Trabalho Thaís Costa Gondim, Nilton Beltrão e José dos Santos Júnior; a procuradora do Estado de Alagoas, Marialba Braga; o presidente da Comissão de Estudos e Relações Trabalhistas da OAB/AL, Fernando Dórea, e o presidente do Sindicato dos Advogados de Alagoas, João Onuki.

Com informações e fotos do TRT-19