NotíciasVídeos

Presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho fala sobre discriminação nas relações de emprego no canal Amazul

A entrevista com o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, foi disponibilizada nesta segunda-feira (24/6) no canal Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A no YouTube, abordando o tema da discriminação nas relações de emprego.

Na entrevista, Alonso Filho destaca a importância de discutir o tema e menciona um estudo realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que revelou que 7 entre 10 brasileiros admitiram ter feito algum tipo de comentário ou opinião preconceituosa.

Para o presidente, é necessário analisar o que configura discriminação no emprego. “A discriminação é toda e qualquer atitude, que crie alguma segregação por parte de alguém, afastando outras pessoas por conta de um preconceito”. Ele também destacou que a discriminação normalmente se manifesta devido a um juízo ou conceito mal concebido, muitas vezes sem fundamento lógico ou crítico, ocorrendo geralmente por ignorância.

Segundo o magistrado, construir canais de comunicação é fundamental para criar um ambiente seguro e confortável de trabalho. Ele enfatiza a importância de responsabilizar o autor da discriminação: “De forma trabalhista, cívica ou até criminal, para todas aquelas pessoas que atuam com discriminação. Educar a todos nós através de medidas inclusivas e respeitosas, abordando assuntos sobre diversidade e igualdade, criando assim um ambiente seguro e respeitoso, onde as pessoas se respeitem”.

Veja a entrevista completa: