Notícias

Presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho e o diretor de prerrogativas e mediação, desembargador aposentado Severino Rodrigues dos Santos, participam de reunião com Anamatra sobre direitos de associados aposentados

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, e o diretor de prerrogativas e mediação, desembargador aposentado Severino Rodrigues dos Santos, participaram na última quarta-feira (9/10) de uma reunião com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) para discutir questões relacionadas aos associados aposentados de todas as Amatras do país. O encontro foi conduzido pela presidente da Anamatra, Luciana Conforti, e pela diretora de Aposentados, Solange Godoy, com a participação de diversos dirigentes da Associação e das Amatras.

A reunião, parte do calendário de encontros da Anamatra, teve como foco principal as questões remuneratórias, abordando temas como a VTM (Verba Transitória de Magistrados), um tema de grande relevância na pauta salarial. Também foram discutidos tópicos como a PEC que busca valorizar o tempo de serviço de cada magistrado, promovendo o reconhecimento da carreira, entre outros assuntos.

Para o juiz Alonso Filho, o encontro foi muito produtivo, com avanços em propostas e encaminhamentos na defesa dos direitos da magistratura, destacando a importância de manter a paridade entre magistrados da ativa e aposentados.

Direitos dos magistrados aposentados em pauta

Durante o encontro, a presidente da Anamatra apresentou aos aposentados um panorama geral da atuação da entidade, com ênfase nas prerrogativas e direitos dos magistrados aposentados. Entre os temas discutidos, destacaram-se a implantação do adicional de tempo de serviço, passivos e auxílio-saúde. “A realização dessas reuniões tem como objetivo estreitar laços com os colegas aposentados, colocando a Associação à disposição para esclarecer dúvidas e receber sugestões”, afirmou Luciana Conforti.

O vice-presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, também apresentou informações sobre a perspectiva de retomada dos trabalhos legislativos, após o período eleitoral. A prioridade da Anamatra é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2023, que institui a parcela de valorização pelo tempo de Magistratura para todos os magistrados, e está pronta para deliberação no Plenário do Senado Federal.

Com informações da Anamatra