Notícias

Presidente da AMATRA 19 participa de posse da nova presidência do TRT/AL

A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (AMATRA 19) Carolina Bertrand participou, nesta segunda-feira (30), da posse dos desembargadores Marcelo Vieira de Araújo e João Leite de Arruda Alencar nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL), respectivamente. A solenidade aconteceu de forma semipresencial, devido à pandemia do coronavírus. A desembargadora Vanda Lustosa também foi empossada no cargo de ouvidora e o desembargador Pedro Inácio da Silva, como diretor da Escola Judicial do TRT/AL.

Os novos dirigentes do TRT/AL para o biênio 2020-2022 sucedem a desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa e o próprio Marcelo Vieira, que atuaram como presidente e vice-presidente no biênio 2018-2020, respectivamente. No discurso de abertura, Anne Helena realizou uma retrospectiva das principais ações executados nos últimos dois anos à frente da presidência do TRT/AL e dos desafios e superações durante o isolamento provocado pela pandemia do coronavírus, agradecendo o apoio dos servidores nesse período.
Participante da frente de honra, Carolina Bertrand iniciou seu discurso manifestando a eficiência e dinamismo da desembargadora Anne Inojosa e sua equipe nas ações empreendidas durante a pandemia e salientando que Marcelo Vieira assume o mais alto comando da Corte trabalhista em Alagoas no “melhor momento de sua carreira”. Além disso, destacou as principais qualidades do agora presidente do TRT, como “polidez, disponibilidade para o diálogo e capacidade técnica e jurídica para tomada de decisões”.

Como requerimento para os novos dirigentes, a magistrada solicitou para o biênio 2020-2022 “a priorização do estreitamento dos laços interinstitucionais, entre a magistratura, o Ministério Público, a advocacia, a auditoria e todas as demais entidades que representam os atores sociais que militam na Justiça do Trabalho” e também “uma administração transparente, alicerçada nos princípios no Estado democrático de direito”. A presidente da AMATRA 19 também ressaltou que “a valorização das prerrogativas constitucionais e de uma magistratura independente e forte, e o apoio às instituições democráticas sejam iniciativas a receberem um devido protagonismo na Corte”.

Em seu discurso, o novo presidente do TRT/AL Marcelo Vieira destacou sua trajetória profissional e declarou “honra imensa ao assumir como presidente de uma instituição tão respeitada e tão presente na vida da sociedade alagoana”. Viera salientou que “nos próximos dois anos espera continuar a fazer a história dessa casa, construída com honradez e dedicação dos presidentes que o antecederam e com comprometimento, capacidade e luta diária dos juízes e servidores”.

Diante do cenário econômico provocado pela pandemia, o presidente afirmou que “mais do que nunca a Justiça do Trabalho vem mostrando importância social e econômica e o papel institucional, que sempre foi enorme, passa a ser maior e decisivo”. Além disso, ressaltou que “aos muitos que perderam seus empregos nesse cenário sombrio e que não tiveram respeitado seus direitos trabalhistas, a Justiça do Trabalho é a esperança para transformar injustiça em justiça, e de converter miséria e desespero em dignidade”.

Trajetória de Marcelo Vieira e João Leite

O desembargador Marcelo Vieira é o primeiro alagoano a ser presidente o TRT/AL, e o 11º de sua história. O juiz tomou posse no cargo de desembargador no dia 10 de julho de 2014, na vaga reservada ao Quinto Constitucional da OAB. É pós-graduado em Direito Processual pelo Cesmac e em Direito do Trabalho Individual-Coletivo-Processual pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia.

O vice-presidente e corregedor João Leite é desembargador do TRT/AL, promovido por antiguidade, desde abril de 2002. Foi juiz nas Varas do Trabalho de Penedo, São Luiz do Quitunde, 3ª e 5ª Unidades da Capital. Foi ainda diretor da Escola Judicial da Magistratura Trabalhista da 19ª Região (Ejud 19) nos períodos de 1995 a 1999 e 2015 a 2016, e exerceu essa função na última gestão. Já presidiu o TRT/AL no biênio 2006/2008.