Notícias

Presidente da AMATRA 19 participa de encerramento de Correição Ordinária no TRT/AL

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19º Região (AMATRA 19), Nilton Beltrão, participou na última sexta-feira (14) do encerramento da Correição Ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), que foi conduzida pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa. Durante o período em que esteve em Alagoas, o ministro-corregedor examinou processos, registros e documentações com objetivo de constatar a regularidade da prestação jurisdicional, bem como atividades administrativas. A correição acontece a cada dois anos.

Nilton Beltrão destacou que “a correição é um momento singular no qual o Tribunal Regional é avaliado inteiramente, tanto nos aspectos administrativos quanto na qualidade do serviço jurisdicional em si”. O magistrado também salientou que a Justiça do Trabalho de Alagoas é a que profere mais sentenças líquidas, mais concilia e também uma das mais rápidas na fase de conhecimento.

Em seu pronunciamento, durante a leitura da ata correcional, Lelio Bentes destacou “o empenho do Tribunal em levar à sociedade, com autoridade do Poder Judiciário, as mensagens necessárias de respeito aos direitos fundamentais, de promoção da cidadania e proteção da infância”. Além disso, o corregedor também evidenciou a importância dos projetos sociais da justiça trabalhista para adolescentes em condição de vulnerabilidade social. “Pode-se constatar que aqueles jovens adquiriram uma nova perspectiva de vida. Elas recuperaram a capacidade de sonhar, ainda que os sonhos sejam modestos”, salientou.


Embora a Justiça do Trabalho de Alagoas apresente resultados positivos, o presidente da AMATRA 19 acentua que existem outras metas a serem atingidas. “O desafio estabelecido é melhorar o desempenho na fase executória, sem, contudo, arrefecer o foco também na fase de conhecimento. Nesse contexto, vale registrar a importância do uso das ferramentas eletrônica como principal medida apta a conferir um maior padrão de efetividade às decisões”.