ArtigosNotícias

“O tempo entre costuras”

Por Jasiel Ivo

Minha sugestão de leitura é “O tempo entre costuras”, de Maria Dueñas, classificado como romance e ficção histórica, publicado pela editora Planeta. O livro é literalmente uma viagem pela Espanha da década de 1930, da Guerra Civil, seguindo no tempo pela Segunda Guerra Mundial.

Sira Quiroga é uma bela e talentosa estilista que entrega seu coração a um amor bandido, desprezando seu noivo previsível e uma vida enfadonha, lançando-se numa arriscada aventura que mistura amor, traição, perseguição, espionagem e luta pela sobrevivência em tempos sombrios e é, também, uma história de amizade, da busca incessante da filha que precisou deixar a mãe para trás. A vida glamourosa da sofisticada costureira esconde suas ligações perigosas com líderes da época e seus projetos de poder. Os lugares e ambientes são ricamente retratados, como as cidades de Madri, na Espanha, Tânger e Tetuan, no Marrocos, numa deliciosa mistura de povos, línguas e culturas.

O livro me tocou tão intensamente que numa viagem de férias refiz o percurso de Sira Quiroga. Quando ouvia o almuadém chamando do minarete das mesquitas para as orações sentia o clima de respeito religioso dos mulçumanos e sempre esperava encontrar entre a agitação da multidão alguma personagem de Dueñas. Creio ter visto Jamila, a fiel colaboradora de Sira, correndo na medina, mas não tenho certeza disso por causa dos trajes islâmicos.