Notícias

NOTA DE PESAR E REPÚDIO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO TRABALHO DE ALAGOAS, AMATRA 19, consternada pelo crescente impacto do feminicídio na realidade atual, vem a público expressar seu pesar e repúdio contra todo ato de violência (física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial) praticado contra as mulheres em solo brasileiro, sobremaneira o cometido pelo ex-marido da juíza Viviane Vieira do Amaral em plena véspera de natal.

A discriminação de gênero é uma chaga social, que mesmo sofrendo negação por múltiplos atores sociais, precisa ser debatida e combatida com firmeza. A realidade tem sido cruel com as mulheres há muitos séculos. A violência real, simbólica e estrutural as atinge sem distinção de raça, escolaridade e posição social.

Urge que homens e mulheres se irmanem no objetivo comum de superarem todo o ódio, orgulho e egoísmo que maculam os relacionamentos humanos porque, se todos são iguais perante a lei, é necessário que o respeito à vida e ao próximo coexistam como prioridade número um na superação da mentalidade machista, que ainda enxerga a mulher como sexo frágil, submisso e incapaz de ocupar um lugar ao sol.

Que a morte de Viviane não tenha sido em vão, mas que seja a luz no final do túnel a estimular todas aquelas que se sentem oprimidas no seu núcleo familiar, social ou de trabalho a buscarem a ajuda necessária para interromperem o círculo vicioso que as atormenta.

Nossa solidariedade aos familiares e amigos atingidos pela dor da perda brutal e inexplicável de uma jovem mãe e magistrada, que apesar de vítima de um relacionamento tóxico, deixa seu legado como alguém que lutou pela paz.

Maceió, 28 de dezembro de 2020
DIRETORIA DA AMATRA 19