Notícias

Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho acontece no dia 21 de setembro na Unima Afya

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realiza o primeiro Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho no dia 21 de setembro, na Unima Afya (antiga UNIT/AL), em Cruz das Almas. A iniciativa tenciona efetivar a inclusão de Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho, através do preenchimento de vagas obrigatórias previstas na Lei de Cotas.

O mutirão será realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL) e a Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência do Estado de Alagoas (SECDEF).

Em Alagoas, há 461 mil postos de trabalho formais, mas apenas 3.400 são ocupados por pessoas com deficiência. Isso corresponde a menos de 1% dos postos de trabalho.

O vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19) e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão Social do TRT/AL, juiz Flávio Luiz da Costa, explica que, com a realização do mutirão, quer diminuir esses números discrepantes.

“Estamos trabalhando para diminuir a distância que existe entre as Pessoas com Deficiência e as vagas no mercado de trabalho. Então, nosso objetivo é encurtar a distância realizando esse mutirão, tentando conectar as pessoas e empresas, para que possam sair com um emprego garantido”, afirmou.

As empresas com vagas para pessoas com deficiência a serem preenchidas ainda podem solicitar a participação no primeiro Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho. Vale lembrar que as empresas que descumprem a Lei de Cotas podem ser multadas, com valores estipulados conforme a gravidade da infração e vai de R$3.100,06 a R$310.004,70, de acordo com a portaria Nº 26 de 10 de janeiro de 2023, do Ministério da Previdência Social e Ministério da Fazenda.