Notícias

Magistrados participam do VIII Encontro de Iniciação Científica na Seune

A vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), Juíza Sarah Paixão Ferro, mediou a mesa de encerramento do VIII Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Seune. A edição 2018 do evento teve como proposta discutir o Direito do Trabalho nos 30 anos da Constituição Federal de 1988.

O painel contou com palestra do Juiz do Trabalho Sérgio Queiroz, do servidor do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL) e mestre em Direito do Trabalho, Arthur Amorim, e do professor universitário e mestre em Direito do Trabalho, Felipe Cavalcante, que iniciou a mesa contextualizando o surgimento da Teoria tradicional do Direito do Trabalho.

Cavalcante citou conquistas sociais consolidadas com a Carta Magna e falou sobre as mudanças na legislação trabalhista ocorrida nos últimos anos. “A pior parte da reforma trabalhista foram as normas criadas para impedir o acesso do trabalhador à Justiça do Trabalho”, opinou.

Arthur Amorim abordou o tema “E agora, Darwin? O impacto das novas tecnologias no trabalho, (des)emprego, carreira e aposentadoria”. O professor falou sobre as consequências trazidas pelo avanço tecnológico no mundo do trabalho, fazendo uma analogia à teoria da seleção natural de Darwin e à “Nova Era Tecnológica”. “Os trabalhadores que se adaptarem melhor irão permanecer”, disse.

O juiz Sérgio Queiroz ministrou a última palestra do evento com o tema “Os novos paradigmas da terceirização: uma reflexão necessária. O magistrado apresentou breve histórico acerca do tema, expôs a lógica que está por trás da terceirização e falou sobre seus efeitos práticos após a reforma.