Notícias

Juízes trabalhistas associados da Amatra19 participam do 21º Conamat em Foz do Iguaçu (PR)

Juízes do trabalho associados da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19) participaram, entre os dias 1º e 4 de maio, do 21º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná. Promovido pela Associação Nacional do Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), esta edição abordou o tema “Justiça do Trabalho, Existe, Resiste, Persiste: valorização da magistratura do trabalho, democracia, competência e transformações tecnológicas”.

Integram a delegação alagoana no Conamat, o presidente da Amatra19, Alonso Filho, a associada juíza Sara Vicente e os associados juízes Nilton Beltrão, Cláudio Márcio Lima dos Santos, Edson Françoso, André Galindo e Valter Souza Pugliesi, que também é o Vice-presidente da Anamatra. O congresso, em questão, discute e delibera sobre temas sócio-político-jurídicos vinculados aos interesses do Poder Judiciário, da sociedade, das(os) profissionais do Direito e, em particular, das(os) magistradas(os) do Trabalho. Nesta edição, as comissões temáticas debateram sobre os “Transformações tecnológicas”, “Magistratura e igualdade” e “Judiciário trabalhista valorizado”.

O presidente da Amatra19 avaliou positivamente o congresso. “O Conamat foi de extrema importância, principalmente no momento atual em que estamos defendendo a competência da Justiça do Trabalho. Com todo o respeito ao Supremo Tribunal Federal, mas é da Justiça do Trabalho a competência do exame da existência ou inexistência de vínculo numa relação do trabalho”.

Alonso Filho também destacou a participação de diversas personalidades que enriqueceram o evento ao longo dos quatros dias. “Tivemos a participação de diversos ministros de Tribunal Superior do Trabalho (TST), advogados, partes e também do cineasta Renato Barbieri, do filme Servidão, que comentou sobre a importância da Justiça do Trabalho e a trouxe ao cerne o ponto de que quem tem o poder pode fazer o melhor pela coletividade, demonstrando mais uma vez a função social e transformadora da própria justiça trabalhista”.

O magistrado parabenizou a realização do evento. “Agradeço a todas e todos, especialmente à diretoria da Anamatra e da Amatra9 pelo excelente 21º Conamat. Juntos, somos mais fortes!”