Notícias

Juízes apresentam boas práticas realizadas na JT em Alagoas

A Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 19ª Região e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas realizaram, nesta quinta-feira (19), o Encontro de Boas Práticas. Quatro juízes apresentaram ações inovadoras que desenvolvem em suas respectivas Unidades do Trabalho. Evento é parte da programação da Semana de Formação Continuada, que acontece desde a segunda-feira (16) no auditório da Ejud.

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra XIX), Sergio Queiroz, abriu a tarde de exposições falando do objetivo do Encontro. “É uma oportunidade para que os juízes compartilhem e discutam sobre ideias e iniciativas que alcançaram bons resultados nas suas Unidades, contribuindo para a otimização da prestação jurisdicional”, disse.

A juíza titular da 9ª Vara do Trabalho de Maceió, Alda Barros, iniciou a exposição abordando o tema Gestão Sistêmica, que, segundo ela, consiste em observar o comportamento dos sistemas como um todo e trazer ideias para serem aplicadas na administração das Varas do Trabalho. “Tratam-se de leis que se aplicam a quaisquer relações humanas e que muitas vezes, por desconhecimento, a gente deixar de utilizar, tornando o ambiente de trabalho menos produtivo, mais conflituoso”, afirmou a magistrada.

Segundo ela, esse pensamento se dá através da análise das leis do pertencimento, da hierarquia e do equilíbrio.
Em seguida, foi a vez do juiz titular da VT de São Luiz do Quitunde, Josimar Santos, que falou da administração das pautas de audiência, na tentativa de otimizar os ganhos no que diz respeito ao prazo processual.
“Objetivo é tornar a audiência mais dinâmica para que se diminuam os prazos processuais, através de uma boa administração”, explica o magistrado.

O juiz titular da 10ª VT de Maceió, Alonso Filho, expôs uma prática sustentável que tem sido utilizada desde novembro de 2016 pelos que compõem a Unidade: a utilização do aplicativo de trocas de mensagens, Whatsapp, na comunicação de atos judiciais. Segundo ele, o principal benefício da prática é a instantaneidade na comunicação. “Começamos a utilizar o whatsapp para agendamento de alvará, para informar sobre o andamento do processo, dentre outras coisas. Daí começaram a surgir novas possibilidades”, explicou o magistrado.

Na manhã da sexta-feira (20), último dia da Semana de Formação, ocorrerão mais quatro apresentações.