Notícias

Juiz Flávio Costa participa de documentário sobre o Caso Pinheiro

O juiz Flávio Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), participou do documentário “Qual o custo? Descaso e humilhação”, que trata sobre o desastre socioambiental causado pela Braskem na cidade de Maceió. A extração de sal-gema realizada pela mineradora no subsolo de quatro bairros da capital alagoana provocou o afundamento gradual da superfície, abalos sísmicos e colocou em risco a vida de 40 mil pessoas. O filme é produzido pela Mult Cinema e dirigido pelos cineastas Augusto Simas e Izabel Cristina da Silva.

No documentário, é abordado com ênfase o descaso da mineradora com relação aos danos materiais e imateriais (danos morais) que estão sendo pagos abaixo do valor merecido, abaixo, até do valor pedido pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).

Autoridades, moradores e especialistas falam sobre suas perspectivas do descaso, humilhação e abandono que vive a população afetada pela tragédia e omissão dos poderes públicos no tratamento do caso.

Em sua participação no documentário, o juiz Flávio Costa destacou a responsabilidade dos empregadores e da Braskem quanto aos direitos trabalhistas dos funcionários que estavam contratados por empresas situadas nos bairros atingidos.

O lançamento do documentário “Qual o custo? Descanso e humilhação” será realizado no dia 3 de dezembro, a partir das 12 horas, no canal Multcinema no YouTube. O trailer do filme também já está disponível para assistir.