Notícias

Juiz Emanuel Holanda Almeida prestigia “Corridinha para o Futuro”, que chama atenção para o combate ao trabalho infantil

O juiz do trabalho Emanuel Holanda Almeia, filiado a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), prestigiou, na tarde do último domingo (6/8), da primeira edição da “Corridinha para o Futuro”. A iniciativa reuniu cerca de 200 crianças de comunidades carentes da região da Orla Lagunar, em Maceió.

A ação do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat), teve o objetivo de chamar atenção para a necessidade de combater o trabalho infantil.

O evento, que faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, teve a parceria do Instituto Ideal, que desde 2017 promove no bairro do Vergel do Lago o Projeto Lagoa Aberta. Durante a atividade, além da corridinha, aconteceram diversas brincadeiras e rodas de conversas; também foram oferecidos lanches para a criançada.

O juiz do trabalho Emanuel Holanda Almeida, gestor do programa no TRT-19, pontuou que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos órgãos que promoveram a ação é o fato de o trabalho infantil ainda ser visto como algo normal, algo tolerado pela sociedade. “Quando na verdade traz vários malefícios, vários problemas pra a coletividade como um todo. Então essas campanhas de conscientização visam justamente quebrar essa normalização, tratar a questão como um problema”, justificou.

O magistrado lembrou que no âmbito do TRT-19, a Ouvidoria recebe denúncias de trabalho infantil e encaminha para os órgãos que atuam na fiscalização e investigação desses casos, a exemplo dos Conselhos Tutelares, Secretarias de Assistência Social, Ministério do Trabalho e MPT. “Essas denúncias também podem ser feitas diretamente a estes órgãos, por meio dos seus sites, para que possam agir, para que toda rede estatal de proteção da criança e do adolescente faça o seu papel,” enfatizou o magistrado.

Juiz Emanuel Holanda Almeida prestigia “Corridinha para o Futuro”, que chama atenção para o combate ao trabalho infantil