Notícias

Janeiro Branco: Amatra 19 alerta para conscientização sobre Saúde Mental

A Campanha Janeiro Branco chega à sua 9ª edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global.

A campanha tem como objetivo chamar atenção e discutir a relevância das questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições. Com a pandemia causada pela COVID-19, antigas necessidades da saúde mental viraram ‘emergências públicas’.

Estudos e pesquisas sobre os efeitos colaterais da pandemia da COVID-19 multiplicam-se em toda parte do mundo e suas conclusões revelam um dos mais importantes desafios para a atual humanidade: cidadãos comuns, autoridades e instituições sociais devem desenvolver estratégias públicas e privadas para proteger, fortalecer e promover a saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Fique atento, saúde mental tem a ver com:

  • estar bem consigo e com as pessoas que o rodeiam;
  • saber lidar com suas emoções, mesmo as desagradáveis;
  • reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;
  • entender que obstáculos e desafios fazem parte da vida.