Notícias

Em palestra na Estácio, presidente da Amatra 19 fala sobre repercussão da tecnologia do trabalho

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região – AMATRA19, Nilton Beltrão, proferiu palestra na noite dessa segunda (23), no auditório da faculdade Estácio, na Jatiúca, a convite da Caixa de Assistência de Advogados da OAB.

O magistrado iniciou explicando as fases da industrialização até a chegada na atual indústria 4.0. Destacou como os frenéticos avanços tecnológicos atuam no nosso cotidiano, fazendo com que várias ocupações cedam espaços à automação, como são os casos de porteiro de edifício, caixa de supermercado, frentistas, cobradores e, em breve, motoristas.

Na sequência, Beltrão ressaltou que, nesse primeiro momento, a automação está transitando das habilidades humanas físicas para as habilidades cognitivas. “O que nos leva a imaginar que num breve futuro até mesmo a ciência médica sofrerá drásticas alterações, diante dos avanços da tecnologia artificial”, aposta.

Ao final da palestra, o juiz do Trabalho apresentou uma lista de habilidades que deverão ser apreendidas pelos atuais e futuros profissionais, como forma de inserção no mundo do trabalho híbrido, no qual o ser humano deverá interagir a todo tempo com a inteligência artificial.