Notícias

Desembargador Amaury Rodrigues, do TRT da 24ª Região, é indicado para cargo de ministro do TST

O desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), foi indicado para exercer o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro. A indicação foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (7/05) por indicação do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Amaury Rodrigues fazia parte de lista tríplice escolhida pelo pleno do TST, em sessão realizada no dia 19 de abril. As outras duas componentes eram as desembargadoras Jane Granzoto Torres da Silva, do TRT da 2ª Região e Morgana de Almeida Richa, do TRT da 9ª Região.

O nome do desembargador segue agora para apreciação no Senado Federal, onde vai passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. Aprovado pela comissão e, posteriormente, pela maioria absoluta do plenário do Senado, será nomeado pelo presidente da República.

Natural de Curitiba (PR), Amaury Rodrigues Pinto Junior é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e, em 1989, ingressou na magistratura como juiz do trabalho substituto do TRT da 10ª Região. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente Varas do Trabalho) de Mundo Novo e Campo Grande (MS) e dirigiu o Foro de Campo Grande. Em 16 de maio de 2001, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT da 24ª Região, e presidiu a corte no biênio 2006/2008, sendo o atual presidente no biênio 2020/2021.

Com informações do TST