Notícias

Ciclo de palestras marca 1º Encontro Jurídico promovido pela Amatra e Ematra 19

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) e a Escola Superior da Magistratura do Trabalho (Ematra) da 19ª Região promoveram, na noite da última terça-feira (16/03), seu 1º Encontro Jurídico. O evento telepresencial celebrou o retorno da Escola Associativa às atividades para o público após suspensão provocada pela pandemia da covid-19. O encontro contou com a participação de estudantes, advogados, servidores e magistrados de Regionais Trabalhistas de diferentes estados.

A apresentação do encontro foi feita pelas juízas Alda de Barros Araújo Cabús e Carolina Bertrand, que também é presidente da Amatra 19. A primeira palestra foi ministrada pelo desembargador João Leite de Arruada Alencar, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), que discorreu sobre “O Acesso à Justiça e os Princípios do Processo do Trabalho – a interpretação e aplicação do direito à luz da realidade social”. Em seguida, foi a vez da juíza Roberta de Melo Carvalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT DF/TO), palestrar sobre “Negociação Cooperativa”.

Já o juiz Flávio Luiz da Costa, também do TRT/AL, abordou “A aplicação da LGPD ao Direito do Trabalho”. Por fim, a psicóloga Laura Pedrosa tratou sobre as “Noções de adoecimentos mentais relacionados ao trabalho”. Após cada palestra, os convidados também puderam tirar dúvidas sobre os assuntos elencados pelos expositores.