Notícias

Amatra e Ematra 19 promovem mesa de conversa sobre a obra de Graciliano Ramos

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) e a Escola Superior da Magistratura do Trabalho (Ematra) da 19ª Região promoveram, na última terça-feira (6/04), uma mesa de conversa sobre a abordagem literária e jurídica da obra do alagoano Graciliano Ramos. A mesa foi composta pela professora doutora Enaura Quixabeira e o desembargador Pedro Inácio da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL). O evento, que aconteceu por videoconferência, contou com a participação de convidados, magistrados e servidores do Regional.

A abertura da mesa de conversa foi realizada pela presidente da Amatra 19, Carolina Bertrand, que deu boas-vindas a todos os presentes. Em seguida, a juíza Alda de Barros Araújo Cabús, Diretora da Ematra 19, expôs um resumo biografia e das principais obras de Graciliano. O presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, realizou a apresentação da primeira expositor, a professora doutora Enaura Quixabeira.

A professora Enaura Quixabeira iniciou sua apresentação apresentando alguns os livros da sua autoria, incluindo o marco teórico de sua fala, a critica literária ao romance Angúatia. Contou sua história e também como originou sua aptidão por leitura quando ainda criança, incentivando todos os presentes. A docente destacou particularidades da obra referida que retratam o paradoxo do direito à vida e o “direito” de matar, presentes em Angústia, cuja releitura pode perfeitamente ser trazida ao momento atual na sociedade brasileira.

Já o desembargador Pedro Inácio se aprofundou sobre a representação da análise e recorte de figuras jurídicas das obras Graciliano Ramos. Ambos os participantes da mesa de conversa responderam dúvidas dos convidados a respeito das obras e do autor.