Notícias

Amatra 19 realiza abertura do TJC em Maceió nesta quarta-feira (17)

O programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), começará a ser desenvolvido, a partir de maio, em Maceió. A Iniciativa promove o conhecimento dos direitos entre as crianças e jovens de escolas públicas. A Abertura do projeto será realizada na próxima quarta-feira (17), no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL).

A Coordenadoria de Ações Sociais da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra XIX) responsável pela implementação do programa, pretende ir além na iniciativa. A ideia é ampliar o projeto, que promove o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, fornecendo valores que fundamentam a vivência dos direitos, por meio do projeto Educação em Valores.

A capacitação dos docentes será realizada entre os dias 17 e 19 de maio, no auditório da Escola Judicial do TRT/AL. O TJC será inicialmente desenvolvido nas escolas Nosso Lar (antiga Élio Lemos), na Levada; Eulina Alencar, no Jacintinho; e Padre Brandão Lima, no Pinheiro. Todas as unidades são de ensino fundamental e recebem crianças de até 11 anos.

Foi elaborado um cronograma de visitas às escolas para acompanhar o andamento do projeto que terá culminância no dia 05 de dezembro, quando serão apresentados trabalhos feitos pelos estudantes.

Professores e diretores das escolas receberão certificados emitidos pela Anamatra. Alunos e docentes serão premiados pelo envolvimento com o Programa.

O PROGRAMA – O TJC busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.

Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.