Notícias

Amatra 19 realiza 1º dia da Formação de Facilitadores do TJC 2018

Educadores, juízes e estudantes envolvidos no programa Trabalho, Justiça e Cidadania de 2018 participaram do primeiro dia da Formação de Facilitadores nesta quarta-feira (25) no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL). O curso foi dividido em duas turmas e ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Palestra, debate e visita ao Museu Pontes de Miranda (MPM) fizeram parte da programação.

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), juiz Sergio Queiroz, deu início às atividades falando sobre o objetivo principal do programa que é a construção da cidadania na busca por um futuro melhor. “A construção da cidadania começa com a conscientização dos direitos e deveres”, disse. Em seguida, foi apresentado vídeo sobre o desenvolvimento do programa no ano de 2017.

Pela manhã, a procuradora do Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT/AL), Rosemeire Lobo, deu sequência à programação ministrando palestra sobre Direitos Humanos e Ética de Comportamento. Ela apresentou um histórico sobre a ética, abordando conceitos filosóficos e falou sobre os direitos e valores humanos. No período da tarde, a temática foi abordada pela diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (FDA-Ufal), professora Elaine Pimentel.

Em seguida, os participantes receberam as cartilhas que serão trabalhadas em sala de aula durante o ano. Dentre elas, o Dicionário de Valores, elaborado pela Coordenadoria de Ações Sociais da Amatra, que aborda de forma lúdica dez dos principais valores humanos que servem como base para a vivência dos direitos. Os facilitadores encerraram o primeiro dia de formação com a visita ao MPM, espaço de memória do TRT/AL, instalado no Fórum Pontes de Miranda, que conta com um acervo de mais de 670 artefatos históricos, a exemplo de mobiliário antigo, fotografias, livros, equipamentos, processos da década de 1940 até os diais atuais, que contam a história da Justiça do Trabalho em Alagoas.

A formação terá continuidade na quinta-feira (26). A segunda parte do curso, acontecerá nos dias 11 e 12 de julho.