Notícias

AMATRA 19 participa de 2º Encontro das Lideranças Associativas promovido pela Anamatra

A presidente Carolina Bertrand e a diretora cultural Alda de Barros Cabús da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) participaram, na última sexta-feira (12/03), do 2º Encontro das Lideranças Associativas, promovido pela Comissão Anamatra Mulheres. Conduzido pela presidente da Anamatra, Noemia Porto, o evento reuniu lideranças indicadas pelas 24 Amatras e diretoras da Associação Nacional. O principal objetivo do encontro foi debater os desafios para a equidade de gênero no Poder Judiciário.

A dinâmica do Encontro, dividido em três blocos, possibilitou que todas as lideranças indicadas expusessem sua trajetória na Magistratura. Logo depois, divididas em cinco subgrupos, que representaram cada macrorregião do país, as juízas debateram temáticas relativas aos impactos e consequências da pandemia na vida das mulheres que integram o sistema de justiça, maternidade, metas e progressão na carreira, trabalho remoto no pós-pandemia e dificuldade de acesso e julgamento sob perspectiva de gênero com recorte étnico, dentre outros.

Após a fase de debates, as ideias principais de cada subgrupo foram compiladas e apresentadas pelas representantes em uma plenária final, para a sistematização de uma fala comum, que será traduzida em um documento a ser divulgado em breve. A formalização das proposições construídas contemplará as principais demandas para o futuro que forem identificadas, pertinentes às questões de igualdade de gênero.