Notícias

AMATRA 19 lança Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em parceria com SESC e SENAC

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (AMATRA 19) lançou, em evento virtual realizado na manhã desta segunda-feira (7/12), o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, em parceria com o Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas (Senac/AL). A iniciativa tem como finalidade conscientizar cidadãos sobre seus direitos e deveres, por meio de atividades educativas a serem realizadas em unidades de ensino do Sesc e do Senac. A parceria começa a partir de janeiro de 2021.

O evento de lançamento do programa contou com as participações da presidente da AMATRA 19 e juíza titular da Vara do Trabalho de Palmeira dos Índios, Carolina Bertrand; do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Gilton Lima; da Diretora Regional do Sesc, Maria Ivanilda da Silva; da Diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro; do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), Victor Cavalcante e do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Arapiraca e atual diretor do Fórum Trabalhista de Arapiraca, Fernando Falcão.

Em seu discurso, Carolina Bertrand afirmou que o objetivo da associação é somar esforços com o Sesc e o Senac, para disseminar conhecimentos sobre direitos e deveres trabalhistas, a fim de melhor consolidar o equilíbrio nas relações entre empregadores e trabalhadores. “Quem ganha bastante é a nossa associação de juízes, que realmente pretende fazer essa aproximação com a sociedade a fim de que todos possam crescer juntos em termos de informações jurídicas”, ressaltou.

Já a diretora regional do Sesc, Maria Ivanilda, enfatizou a relevância do programa para a entidade. “Partindo do entendimento de que esse projeto tem como premissa fazer com que o cidadão conheça os seus direitos e deveres, não tenho dúvida de que esse trabalho é uma semente que dará bons frutos futuramente e o Sesc não poderia deixar de participar de um projeto como esse, que foi criado com tanto amor”, afirmou.

Para a diretora regional do Senac, Telma Ribeiro, por meio desta iniciativa a entidade reafirma o seu compromisso com a formação cidadã e profissional do alagoano. “Nós do Senac, que temos uma missão com esses jovens, abraçamos com todo carinho a proposta da Amatra 19. O Senac tem a grata satisfação de recebê-los, porque durante muitos anos nós brigamos para fazer com que a aprendizagem passasse a ser um projeto social, para que o nosso aluno tivesse direito à educação de qualidade e agora temos a oportunidade de trazer para nossos alunos conhecimentos sobre direito do trabalho, sobre cidadania. Vocês, juntos, acreditaram no nosso trabalho e nós vamos fazer a diferença”, assegurou.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-Alagoas, Gilton Lima, salientou que as entidades estão abertas ao diálogo e às parcerias com a associação de magistrados. “As instituições Sesc e Senac estão de portas abertas para que vocês possam conhecer mais, se aproximar desse trabalho e, ao mesmo tempo dizer que, particularmente, me sinto muito feliz quando me aproximo das casas (instituições) de vocês”, destacou, inclusive tendo recebido recentemente homenagem do MPT.

Por fim, juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Arapiraca e atual diretor do Fórum Trabalhista de Arapiraca, Fernando Falcão, ressaltou a importância da implementação do TJC no dia-a-dia de sala de aula e compartilhou a experiência de como os professores poderão levar os conteúdos sobre direitos do trabalho, justiça e cidadania para o ambiente escolar.