Notícias

Alunos da Escola municipal Nosso Lar visitam Memorial e Varas do Trabalho

Cerca de 40 estudantes de ensino fundamental da Escola Élio Lemos, do bairro da Levada, visitaram, na manhã desta terça-feira (31), o Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho e o Fórum Quintella Cavalcanti, que abriga as Varas do Trabalho de Maceió.

A visita fez parte do calendário do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) em Maceió. Outras duas escolas municipais também estão envolvidas no projeto.

As atividades iniciaram com o hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional brasileiro tocado pela banda fanfarra da Fundação Bradesco, formada por jovens de 12 a 16 anos que estudam na instituição. Após o hino nacional, eles apresentaram um medley com músicas regionais, nacionais e até internacionais.

Em seguida, os alunos conheceram as estruturas da 7ª e da 8ª VT de Maceió e puderam ver como funciona uma audiência trabalhista. Em ambas as unidades, as crianças e jovens presenciaram duas conciliações.

O juiz titular da 7ª VT, Allan Esteves, recompensou as notas boas da aluna Yasmin convidando-a para sentar na cadeira reservada ao magistrado e encerrar simbolicamente a audiência que terminou em acordo. “Fiquei nervosa, mas gostei muito quando ele chamou” disse a aluna afirmando estar emocionada. Ao ser questionada sobre sua futura profissão ela não pensou duas vezes e respondeu: “quero ser delegada federal”.

Durante a visita à sede do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), os estudantes também puderam aprender mais sobre a história da Justiça do Trabalho no Memorial Pontes de Miranda.

O MPM conserva um conjunto de objetos pessoais que pertenceram ao jurista alagoano Pontes de Miranda, como sua máscara mortuária, documentos, fotografias, insígnias, móveis e outros itens. As obras relacionadas à história da Justiça do Trabalho em Alagoas são expostas em vitrines e painéis, contendo documentos, textos e fotos sobre a história do ensino de direito do trabalho no Brasil, além de objetos e móveis antigos.

Na segunda-feira (06/11) será a vez dos estudantes da Escola Eulina Alencar, do Jacintinho. Os alunos da Escola Brandão Lima também visitarão o TRT/AL em data a ser definida.

O PROGRAMA – O TJC busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.

Em paralelo, a Coordenadoria de Ações Sociais da Amatra 19 desenvolve o projeto Educação em Valores, que trabalha dez valores humanos com as crianças e jovens.

No dia 05 de dezembro haverá a culminância do projeto, quando serão apresentados os trabalhos feitos pelos estudantes. Professores e diretores das escolas receberão certificados emitidos pela Anamatra. Alunos e docentes serão premiados pelo envolvimento com o Programa.