Notícias

Associado da AMATRA19 e sobrinho de Lêdo Ivo participa da inauguração de estátua no Posto 7

O sobrinho de Lêdo Ivo e associado da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19º Região – AMATRA19, juiz titular da Vara do Trabalho de Penedo, Jasiel Ivo, participou na manhã desta terça-feira (3) da inauguração da estátua de bronze em homenagem ao escritor alagoano no calçadão do Posto 7, no bairro da Jatiúca, em Maceió.

O evento contou com a presença da juíza titular da 9ª Vara do Trabalho, Alda de Barros Araújo Cabús; juiz titular da Vara do Trabalho de Atalaia, Ricardo Tenório Cavalcante; desembargador corregedor, José Marcelo Vieira de Araújo; autoridades políticas e estudantes de escolas públicas da Capital.

Na ocasião, o magistrado Jasiel Ivo externou sua gratidão aos responsáveis pela idealização e instalação da estátua.  “Como sobrinho, me sinto horando. E, em nome de toda família, agradeço à prefeitura de Maceió pela homenagem prestada e ao escultor Léo Santana”.

Ivo também aproveitou para destacar as características do monumento. “Ela expressa as atitudes corporais e expressões faciais dele. Não é uma obra estática, é uma obra dinâmica.  Dá impressão que ele vai sair andando e dar uma gargalha sonora que ele costumava dar e, ao mesmo tempo, apreciar a beleza do nosso mar”.

A estátua de Lêdo Ivo é a quinta instalada em Maceió. Além dele, têm seus corpos personificadas em bronze Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda, Paulo Gracindo e Nise da Silveira. Todas elas fazem alusão a personalidades alagoanas com destaque nacional.  

O juiz do Trabalho e associado da AMATRA19 finaliza dizendo que Lêdo Ivo agora não cai somente nas provas do ENEM, mas também apreciado pelos estudantes que vão continuar lendo suas obras e pela população que gosta de literatura, poesia, romance e ficção. “Ele nunca deixou de escrever sobre Maceió, por onde ele esteve sempre levou Maceió junto consigo”.

Associado da AMATRA19 e sobrinho de Lêdo Ivo participa da inauguração de estátua no Posto 7