Notícias

Juíza Carolina Bertrand palestra sobre assédio moral na Usina Triunfo em Boca da Mata

A juíza Carolina Bertrand palestrou, no último dia 4 de julho, sobre assédio moral no trabalho na Usina Triunfo, localizada em Boca da Mata. A apresentação foi integrada à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que este ano focou em “Qualidade de vida no trabalho: sua saúde mental importa”. A juíza é gestora do Programa de Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL).

Durante a palestra, a juíza Carolina Bertrand explorou o tema “O que é e o que não é assédio moral”, elucidando aspectos como a definição de assédio, os tipos e classificações de violência no ambiente de trabalho, incluindo o cyberbullying, e métodos eficazes de prevenção. A palestra também destacou a importância do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a Convenção 190 da OIT, que trata de assédio e violência no local de trabalho.

“A palestra visou não apenas informar, mas também fomentar uma cultura de saúde e bem-estar, incentivando práticas que previnam condutas abusivas no ambiente de trabalho”, afirmou Carolina Bertrand. Ela destacou que o evento foi uma chance valiosa de engajar os gestores da Usina Triunfo na busca por um ambiente de trabalho mais decente e produtivo.

A juíza também refletiu sobre o impacto das gestões tóxicas, ressaltando que “a legislação e atos normativos estão comprometidos em reduzir os índices de adoecimento mental causados por ambientes de trabalho opressivos. Uma nova postura comportamental se faz necessária nessa era onde muitas pessoas sofrem de doenças mentais devido a pressões excessivas e ambientes desumanizados”.

O evento reforça o compromisso do TRT/AL com a promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, crucial para a saúde mental e física de todos os trabalhadores.

Com informações e fotos do TRT-19